A cidade de Campo Grande – MS respira cultura. É a vez de ela receber, durante os dias 6 e 7 de Novembro, o 4º Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
O seminário é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e o Observatório da Diversidade Cultural.
O interessante de todo o evento, além do fato de ele estar rodando o país e, consequentemente, provocando toda a sociedade no que diz respeito à diversidade e identidade cultural em todos os seus âmbitos, é que ele é lei (promulgada em 2007) e, portanto, um documento jurídico essencial para as políticas públicas de cultura no Brasil e nos outros 102 países que também seguiram os parâmetros e o conteúdo da Convenção adotada na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2005. Ou seja, os seminários realizados por todo o país são responsáveis, inclusive, por pautar as ações das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura.
Serão dois dias de mesas-redondas, com informações e discussões sobre os desafios da convenção e sobre a participação de cada um em sua implementação.
O seminário contará com convidados da Fundação de Cultura de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), do Ponto de Cultura Teko Arandu (MS), do Pontão de Cultura Guaicuru (MS), do Coletivo Espaço Cubo Cultural (MT), do Projeto Internacional Under 40 (SP) e do Instituto Homem Pantaneiro (MS).
Confira abaixo as mesas e os seus respectivos palestrantes:
Dia 06 (Sexta-feira):
Mesa 1:
Tema: A Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais
Palestrante: Giselle Dupin (Coordenadora da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e membro da Delegação brasileira no Comitê Intergovernamental da Convenção)
Mesa 2:
Tema: Proteger e Promover a Diversidade Cultural
Palestrantes: Américo Córdula (Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural)
Nilson Rodrigues (Produtor de Cinema, ex-Diretor da Agência Nacional de Cinema, ANCINE)
Ozeas Limas Veras (Secretário Municipal da Diversidade Cultural da Cidade de Sinop – MT)
Márcia Fabiana (Coordenadora da Diversidade da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul)
Dia 07 (Sábado):
Mesa 3:
Tema: Diversidade Cultural e Sociedade Civil
Palestrantes: José Márcio Barros (Observatório da Diversidade Cultural – MG)
Luiz Sérgio de castro Lopes (Fórum Permanente Regional de Cultura de Goiás)
Márcia Raquel Rolon (Gestora do Programa Sociocultural do Instituto Homem Pantaneiro – MS)
Mesa 4:
Tema: Diversidade Cultural e Desenvolvimento
Palestrantes: Losandro Antonio Tedeschi (Núcleo de Assessoria e Estudos Interculturais da Universidade Federal da Grande Dourados – MS)
Pablo Capilé (Coletivo Espaço Cubo Cultural, Cuiabá – MT)
Professor Devanildo Ramires (Ponto de Cultura Teko Arandu – MS)