-->

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Saudades do Congresso

Por Loris


Depois de uma longa noite de despedidas, caímos na estrada novamente, desta vez de Uberaba rumo a Brasília. Como a estrada estava em obras ficamos praticamente todo o dia no busão calorento, mas depois de 10 horas de viagem, chegamos a Brasília às 18 horas.

Amazônia Eventos, onde ficamos hospedados e onde acontecia o congresso

Da rodoviária ao aeroporto foi outra jornada, muitos congestionamentos de perder de vista, acidentes e um longo caminho pela frente. Partimos de Brasília rumo a Rio Branco às 23:30h e fomos super bem recebidos pelos cubistas Alpha, Dezan e Dríade. Chegamos exaustos, mas valeu todo o esforço. A cidade é toda bonitinha , o hotel em que estávamos que também é o local onde rolou o Congresso Fora do Eixo é lindo e o lugar onde vai rolou o Varadouro também é muito bacana.

Abertura oficial do II Congresso FDE

O pessoal foi chegando aos poucos, mas na segunda já tinha boa parte dos coletivos aqui. No primeiro dia rolou a abertura, assim como os GTs. Foram quatro GTs: Sustentabilidade, Comunicação, Sonorização e Agência/Discos.

Representantes do Sebrae Acre, Rio de Janeiro e Goiás

Além dos representantes dos pontos Fora do Eixo, estiveram presentes também alguns consultores que enriqueceram muito nosso debate como representantes do Sebrae, Marcus Vinícius Franchi do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ana Carla Reis falando sobre Economia Criativa, Fabrício Nobre da Monstro Discos, Sérgio Ugeda da Tronco Produções e o professor Shimbo da Incoop.

Ana Carla discutindo economia criativa

Durante toda a semana muitas questões foram discutidas e durante o Congresso Fora do Eixo fizemos a nossa carta de princípios, o regimento interno. Horas e horas diárias de discussões produtivas e trocas intensas de informação.


GT de Sustentabilidade com consultoria do Prof. Shimbo da Incoop

O intenso compartilhamento de tecnologias motivou ainda mais os formadores de opinião no setor cultural, ali presentes. Todos construindo juntos, através dos GTs (Grupos de Trabalho) e das plenárias, as diretrizes que irão conduzir o trabalho do Circuito Fora do Eixo nesses últimos meses de 2009 e durante todo ano de 2010.

Plenárias

As conversas já começavam logo cedo no café, a partir das 08h e aí se estendia durante todo o dias, no almoço e em todas as atividades que só acabavam as 20h. Todos os dias ainda as trocas de experiências continuavam nos shows que aconteceram a noite e também nas mesas do hotel, onde alguns esticavam até o quarto e quinto turno.

Robson Timóteo, do coletivo Cidadão do Mundo no lançamento da coletânea ABC do Som

No fim de semana durante a noite, após os debates seguíamos para o Festival Varadouro, que foi muuuuuuito bom. Um momento descontraído para conhecer os companheiros de trabalho que rapidamente foram transformando em amigos. Durante o festival também rolou o lançamento da coletânea do coletivo Cidadão do Mundo de São Caetano (SP). A programação do festival estava ótima e no primeiro dia os shows ficaram por conta das bandas Soda Acústica (RO), Capuccino Jack (AC), Devotos (PE), Caldo de Piaba (AC), Plano Próximo (SP), La Mente (Peru) e Mapiguari Blues (AC).

Plano Próximo

No segundo dia tocaram as bandas SPS12 (AP), Grupo Capú (AC), Guizado (SP), Camundogs (AC), Monstruo (Arg), Cidadão Instigado (CE) e Los Porongas (AC). Já no domingo se apresentaram as bandas Caro John (AC), Floresta Sonora (PA), Nicles (AC), Trilobit (PR), Filomedusa (AC), Curumim (SP), Móveis Coloniais de Acajú (DF).

Saiba mais sobre o Congresso Fora do Eixo e sobre o Festival Varadouro no portal. E você pode conferir mais fotos clicando aqui.