-->

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Saudades do Jambolada

Por Loris



“Docaralho” na van que voltamos essa definição foi unânime. Foi tudo lindo! Chegamos na quarta (21/10) para o lançamento do Jambolada que rolou no MUNA (Museu Universitário de Artes). Na ocasião, Talles (Goma) e Alessandro (Valvulado) falaram sobre toda trajetória até esta que é a 5º edição do festival.


Encontros Fora do Eixo Minas

Nos dias seguintes rolaram, varias reuniões do FEM, onde pudemos encaminhar varias coisas referentes a regional, como as formalizações dos coletivos mineiros, o fórum da música de MG, encaminhamentos para o Grito Rock 2010 no estado, a agência FEM, a comunicação interna e externa, definimos os próximos encontros presenciais e o calendário de 2010 com as principais ações do FEM.


Painel Sebrae


Painel Fórum da Música


Painel Conexão Vivo

Na quinta, ás 19hs rolou no MUNA a apresentação de três painéis: um sobre o SEBRAE apresentando seu programa cultural, um do Programa Música Minas, apresentado pelo Fórum da Música de Minas Gerais e o terceiro do Conexão Vivo, apresentando a política cultural da empresa.


O impacto ambiental em eventos culturais


Direito Autoral na Era Digital

Já na sexta, Ná Figueredo (Newamazoniasmusic), Eduardo Garbo (Mais Brasil), Alessandro Carvalho (Valvulado Discos), Letz Spindola (Fora do Eixo Discos) e Bart (53HC) discutiram sobre “Os selos independentes e novas formas de distribuição”. E na sequencia, rolou a palestra de Maíra Miller, falando sobre “Como trabalhar o impacto ambiental em eventos culturais” e encerrando os debates da sexta Gustavo Aniteli (Movimento MPB – Música Para Baixar), Cláudio Prado (Cultura Digital), Daniela Souza (UBC – União Brasileira dos Compositores) debateram sobre Direito autoral na era digital.


Soprones

Na sexta também começaram os shows do festival. E logo no primeiro dia foi a apresentação dos meninos do Soprones, que mostraram ao público uberlandense o peso do som produzido aqui no norte do estado. Muito, muito, muito bom o show do Soprones! Também se apresentaram na sexta as bandas Seu Juvenal (MG), Pato Fu (MG), DJ Tudo e a Garrafada (SP), Black Drawing Chalks (GO), Ophelia And The Tree (MG), Devotos (PE), U-Ganga (MG), Snorks (MT), Dissidente (MG), Maldito Sudaka (MG), Os Patto (MG), Waldi e Redson (GO).


Software Livre e Cultura Digital


Frente Brasileira de Hip Hop


Jambo Literária

No sábado durante toda a tarde rolaram debates no Muna e no Goma. O primeiro foi sobre “Software Livre e Cultura Digital”, com Cláudio Prado (Cultura Digital) e Daniel Roviriego (Massa Coletiva/Rádio UFSCAR). Depois o debate foi sobre a “Frente Brasileira de Hip Hop” com a participação de Linha Dura (CUFA – MT), Max (CUFA – DF) e Kakko (CUFA – UDI). Para finalizar os debates do dia, rolou uma discussão sobre a literatura com Xico Sá, Ruy Mascarenhas, Danislau Também e Alex Antunes.


Porcas Borboletas

A noite, os shows ficaram por conta das bandas Cães do Cerrado (MG), Sepultura (MG), Canastra (RJ), Porcas Borboletas (MG), Aura (MG), Dom Capaz (MG), Cérebro Eletrônico (SP), Krow (MG), 4 Instrumental, Mata Leão (MG), Killer Kowns (MG), Johnny & Alfredo & Seus Neurônios Mongóis (MG) e Erbert Richard (MG). A noite estava maravilhosa, mais de 4 mil pessoas compareceram no Acrópole, principalmente pra ver o show do Sepultura que havia mais de dez anos que tinha tocado em Uberlândia. A única coisa chata da noite foi que os ouvintes e telespectadores que acompanhavam o Jambolada pelas transmissões da Rádio e Tv pelo Portal Fora do Eixo tiveram que ficar na “vontade” porque a produção do Sepultura exigiu que as transmissões fossem encerradas, mas isso nem tirou o brilho da noite, que terminou com um peso enorme e já deixando saudades em todos.


Manolos Funk

E no Domingo os shows foram na Pça Sérgio Pacheco, Jambolada especial Arte na Praça com apresentações Maria Alcina (RJ), Anelis Assumpção (SP), Os Seminovos (MG), Graveola e o Lixo Polifônico (MG), Manolos Funk (MG) e Cidadão Comum (MG). Música boa e praça cheia.. Muito bom mesmo!

E sem dúvida a melhor definição foi mesmo “do caralho”. O pessoal do Goma e Valvulado estão de parabéns pelo Jambolada. Tudo foi incrível... O atendimento, a organização, a programação, enfim toda a produção do festival.


Fora do Eixo Minas

Também foi muito bacana encontrar e conviver por estes dias com os parceiros e amigos dos demais coletivos mineiros Pegada, Anti-Herói, Vatos, Fórceps, Megalozebu, Semifusa, Peleja, Goma e também de alguns coletivos de outros estados que também estavam presentes como Massa Coletiva, Cubo, Bigorna, Alona e Araribóia.

Para conferir as fotos do Jambolada, clique aqui.