-->

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Por Vitor Stálin

Atenção aos realizadores e apreciadores de audiovisual, de 9 a 13 de dezembro acontecerá em Brasília o 1º Festival Cine Cultura Viva, uma excelente oportunidade a todos que se interessam, de alguma maneira, por essa arte.

O evento, que tem por objetivo incentivar a produção de ficção de curta metragem em formato digital, gerar maior visibilidade às realizações dos Pontos de Cultura e integrar produtores independentes, que ainda não estão conectados à rede Cultura Viva, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da Casa Verde - cultura e meio ambiente, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

Tudo acontecerá da seguinte forma, o Festival contará com uma Mostra Competitiva, que contará com 20 curtas, um Ciclo de Palestras e Debates e a Mostra Especial Ponto Brasil, que apresentará 30 curtíssimos (até 4 minutos), produzidos por Pontos de Cultura em parceria com a TV Brasil.

Quem se interessar pode inscrever sua ficção de 5 a 26 minutos, finalizadas a partir do ano de 2007. Os representantes dos curtas selecionados terão todas as despesas pagas (sim, todas!) para participar dos 5 dias de realização do Festival Cine Cultura Viva, na capital nacional. Os vencedores das categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Original, Melhor Ator e Melhor Atriz ganharão um troféu como premiação.

Já não bastasse tudo isso, os Pontos de Cultura que tiverem seus curtas selecionados para a Mostra Competitiva serão automaticamente incluídos numa Mostra Audiovisual de Pontos de Cultura que acontecerá em Angola, em 2010, sob a coordenação dos Pontos de Cultura ACARTES (Fortaleza – CE) e Fábrica do Futuro (Cataguases – MG).

Para quem estiver interessado, as inscrições terminam dia 15 de novembro. Saiba mais clicando aqui.