-->

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vandaluz em Turnê


Sensibilidade, poesia, fuga de conceitos definidos e experimentações levam a Vandaluz a mostrar o som em várias cidades mineiras e da Bahia.”

A banda Vandaluz, de Patos de Minas, realiza sua nova turnê pelos Estados de Minas Gerais e Bahia entre, dia 13 a 25 de julho. Serão cerca de 6 shows feitos utilizando apoio dos coletivos culturais veiculados ao “Circuito Fora do Eixo”, no qual, a banda faz parte com o Coletivo Peleja. O quinteto passa pelas cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Ipatinga, Montes Claros, Ribeirão das Neves e ainda se apresenta em Vitória da Conquista na Bahia.

Os shows são uma maneira de mostrar a visão particular que a Vandaluz tem sobre o fazer musical. Sem rótulos e conceitos pré-definidos, a banda faz da música brasileira um processo sincero e livre. O apelo crítico e a poesia das canções se misturam a diversas sonoridades no intuito de mostrar o prazer de fazer arte por si só. Elementos de rock, experimentações psicodélicas, letras boêmias e poesias são alguns detalhes presentes nas canções. Para eles, o objetivo não é desconstruir e sim mostrar um processo musical livre, mas com responsabilidade.




A Vandaluz é formada por Lucas de Paula (guitarra e vocal), Cassim Amperes (voz e gaita), Vane Pimentel (voz e poemas), Alan Delay (baixo) e Ciro Nunes (bateria, flauta, samplers e vocal) e vive um momento muito especial na carreira. Após participarem de festivais importantes como o Jambolada (Uberlândia); Projeto Geringonça Sesc Tijuca (Rio de Janeiro), Demo Sul 2008 (Londrina), o Grito Rock (Uberlândia/Brasília/Cuiabá/Patos de Minas/BH/Itabirito/Poços de Caldas/São Carlos), a banda teve o seu primeiro vídeo-clipe, “Lucidez”, veiculado a programação nacional da MTV.

Os integrantes da Vandaluz também se preocupam com a construção do cenário artístico e sócio ambiental de Patos de Minas. Assim, todos participam de forma ativa do Coletivo Peleja, veiculado a rede nacional chamada de “Circuito Fora do Eixo”. O Objetivo dos coletivos desta rede é a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos.

O Peleja conseguiu realizar eventos importantes tais como: Festival Marreco de Cultura Independente, Programa sócio ambiental Arbom - Livre, Festival Grito Rock América Latina, Noite fora do Eixo e possui também uma agência para Circulação de bandas e artistas independentes. Além disso, oferece oficinas e palestras nas áreas da música, audiovisual, artes visuais, dança, educação sócio – ambiental, sociologia e moda.


Para saber mais acesse: www.coletivopeleja.blogspot.com

Sobre a tour: www.foradoeixotour.wordpress.com ou siga no twitter: @bandavandaluz

Datas:

Dia 13/07- Ouro Preto Estacionamento do Centro de Convenções 17h

Dia 17/07- Mariana Praça Gomes Freire 17h

Dia 18/07 – Ipatinga (Vale do Aço) – Caverna

Dia 22/07- Vitoria da Conquista (Bahia) Viela Sebo-Café 19h

Dia 24/07- Montes Claros CASA FORA DO EIXO Montes Claros 20h

Dia 25/07- Ribeirão das Neves - Sítio Gigidad 16h

Rock das Garotas


As mulheres surpreenderam o público montesclarense no último fim de semana. O evento Rock das Garotas, mostrou toda a competencia das roqueiras.

Para começar, quem encantou a galera foi a banda 3 é Ímpar. Como representante de Montes Claros durante a noite, a banda mostrou a qualidade do seu repertório autoral.

O segundo show da noite foi com a banda Meias Descoloridas, que trouxe direto de Brasíliaum som repleto de influências, em uma mistura de bossa nova+70's funk+rock+poesia+anti-arte+surrealismo que impressionou o público local.

E para fechar a noite se apresentou mais uma banda de Brasília, a Electrodomesticks, que colocou a galera presente para dançar com um som característico que mescla rock com música eletrônica.

Mais uma noite muito animada na Casa Fora do Eixo. Se você tem fotos do evento Rock das Garotas, envie para o e-mail comunicacao.retomada@gmail.com.

Em Busca do Elo Perdido

Foram prorrogadas até o próximo dia 19, as inscrições da campanha "Em Busca do Elo Perdido", que compõe o ‘Observatório Musical Fora do Eixo’, projeto selecionado pela “Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/ Internet”, que realizou entre os dias 07 e 09 de junho uma etapa de debates pela internet.

Acontece que esta edição do Observatório Fora do Eixo vem com um objetivo especial – debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: A Tropicália e o Modernismo. Tratam-se de dois movimentos culturais que propuseram maiores rupturas culturais no Brasil, e agora o CFE procura debater influências herdadas pela produção cultural independente.

Clique aqui, para ver o regulamento.

Circuito Fora do Eixo – O Observatório é mais uma inciativa da rede colaborativa Circuito Fora do Eixo, que é pautada pelos princípios da Economia Solidária e tecnologias livres, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. Fundada em 2005, a rede conta hoje com 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país. Esses pontos de produção administram 46 veículos de comunicação independente e realizam colaborativamente mais de 1 mil eventos por ano.