-->

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sonoro traz a Montes Claros a Tour Fora do Eixo

Por Loris



O Retomada lança na próxima quinta-feira (17/12) mais um projeto do coletivo, o SONORO.

Com o intuito de estimular a circulação de bandas independentes, o projeto irá possibilitar que o público montesclarense assista a shows de bandas que se destacam no circuito nacional.

A primeira noite do Sonoro contará com três grandes shows. Umeazero (MG) e mais duas das melhores bandas da cena nacional, Macaco Bong (MT) e Porcas Borboletas (MG), subirão ao palco do Armazém 565, para o lançamento do Sonoro a partir das 21h. Macaco Bong e Porcas Borboletas, são duas bandas referenciais do Circuito Fora do Eixo e estão juntas na Tour Fora do Eixo pelo país.

A montesclarense Umeazero, já é bem conhecida na cidade pelo trabalho que desenvolve desde 2003. A banda agora está com nova formação e um novo show. Além de Chico (vocais), Bil (guitarra) e Guilherme (bateria), agora o Umeazero conta com André Tupinambá (guitarra) e Glafiro (contrabaixo), que se unem para somar a qualidade do som que é produzido pela banda. Nesse tempo de estrada a banda, mostra seu rock alternativo bem trabalhado. O Umeazero é uma das bandas que integra o Retomada.

A banda Porcas Borboletas, de Uberlândia-MG, vem se consolidando como um dos principais nomes da nova música do Brasil. O Porcas já se apresentou aqui em Montes Claros no Conexão Vivo deste ano, onde na ocasião convidou para uma participação especial no show, o cantor pernambucano Otto. Com estilo marcado, principalmente, pela inventividade e irreverência, a banda reúne influências do rock e da música brasileira de diversas gerações, investindo em uma estética contemporânea que não se prende a formatos pré-estabelecidos.

O segundo disco da banda uberlandense, “A Passeio”, lançado em agosto de 2009, traz um novo repertório de canções inéditas, em que a banda apresenta o amadurecimento de sua linguagem estética. O álbum é composto por 12 canções autorais, incluindo uma parceria com a escritora Clarah Averbuck, e reúne convidados como Leandra Leal, Arrigo e Paulo Barnabé, Júnio Barreto, Simone Sou, Arthur de Faria e Bocato, dentre outros.

Já o trio instrumental cuiabano, Macaco Bong vem a Montes Claros pela primeira vez. Baseado na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc, o Macaco Bong busca nunca concretizar rótulos relativos às variedades nas vertentes dos gêneros musicais em suas composições. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil.

As bandas Macaco Bong e Porcas Borboletas estão em turnê juntas por todo o país. Depois de tocar em oito cidades no Nordeste, como Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracajú (SE) e Salvador (BA), Montes Claros será a primeira, das três cidades mineiras que receberão a Tour Fora do Eixo.

Além das bandas também vai rolar Discotecagem Retomada, antes e depois dos shows.

Macaco Bong + Umeazero + Porcas Borboletas + discotecagem Retomada, sem dúvidas, o Sonoro será a melhor pedida para a próxima quinta-feira.


Para mais informações, entre em contato através do e-mail coletivoretomada@gmail.com.

Música Independente em Ribeirão das Neves

Por Andrey Meoli



Para fechar o ano em grande estilo e comemorar as conquistas culturais de 2009, o Coletivo Semifusa realiza nos dias 11 e 12 de dezembro o seu festival homônimo (Festival Semifusa). O festival vai levar para Ribeirão das Neves nomes de destaque da cena independente como Manolos Funk (MG), 4instrumental (MG), Cidadão Comum (MG) e L.A.B. (RS), além (claro) de abrir espaço para os talentos locais (confira programação).

Apoiados na realidade da música independente, o “faça você mesmo”, agentes culturais, músicos e diversas pessoas ligadas à cultura de Neves arregaçarão as mangas e estão mudando a realidade local, levando informação, música e tecnologia para a cidade. “O Festival Semifusa é a prova concreta da pulsação e transpiração em torno de algo que há pouco tempo era somente desejo...” - Rodolfo Gullar. O Festival Semifusa também está “antenado” ás novas tecnologias e será transmitido “ao vivo” para todo o Brasil via web rádio.

O Coletivo Semifusa é integrado ao CFE (Circuito Fora do Eixo), rede responsável pela grande movimentação cultural que se dissemina pelo Brasil, e buscando valorizar essa articulação será feita uma pesquisa durante o festival para obter dados sobre a realidade cultural de Ribeirão das Neves, avaliando as ferramentas de comunicação e o consumo da música independente.

Confira a programação:


TV Retomada em novo formato

Por Loris


Já está no ar mais uma TV Retomada. Com novo formato, a WebTV do coletivo traz agora três quadros com assuntos diferentes, ampliando e diversificando o conteúdo a cada edição.

Desta vez vocês vão conferir um pouco de como foi a II Conferência Municipal de Cultura, um pouco da gravação da música “Mão Imunda” da banda Soprones no Stúdio Rock e um pouco da Oficina “Comunicação Independente”, ministrada pelo coletivo Retomada em Uberaba (MG) durante as prévias do Festival Novas Tendências.