-->

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cinema Comentado + Curta Circuito + Cine Sesc


No Cinema Comentado do próximo sábado serão exibidos, o filme 11 DE SETEMBRO (coletânea de curtas que reinterpretam o atentado às Torres Gêmeas) e o programa TRANSVERSAIS-FIGURAÇÕES DA PALAVRA, do projeto Curta Circuito.

11 de SETEMBRO (2002) é uma produção do francês Alain Brigand que parte de uma interessante premissa: 11 diretores de diferentes países foram convidados para mostrar suas diversas visões sobre os “acontecimentos” de setembro de 2001. Aplaudido no Festival de Veneza, o filme provoca polêmica pela multiplicidade de leituras que são oferecidas aos espectadores – o que permite, inclusive, uma diversidade ampla em narrativas, estilos e gêneros cinematográficos utilizados pelos diretores.

O grande destaque de 11 DE SETEMBRO é o “elenco” de cineastas reunidos no projeto: Samira Malhmalbaf abre o filme com as qualidades do cinema iraniano ao mostrar uma professora que tenta explica o ataque a um grupo de crianças. Danis Tanovic (Bósnia) e Ken Loach (Inglaterra) reforçam a crítica política relacionando a data do atentado a outros acontecimentos igualmente trágicos e marcantes.

Idrissa Ouedraogo, Mira Nair e Youssef Chahine trazem as particularidades de cinematografias periféricas – especificamente, de Burkina Fasso (África), da Índia e do Egito – para mostrar visões bem particularidades e reflexivas das conseqüências do atentado. Claude Leloch (França) e Sean Penn (EUA) investem no humanismo dos personagens e nas relações afetivas para revelar o drama de “pessoas comuns” afetadas pelo ataque. Amos Gitai (Israel) discute, de forma inusitada, o papel da mídia (e do jornalismo) diante de uma notícia de significado internacional. Alejandro González Iñarritu (México) e Shohei Imamura (Japão) oferecem as abordagens mais metafóricas e místicas do projeto. Classificação etária: 14 anos.

Curta Circuito

O Cinema Comentado, em parceria com a Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas, apresentam o Cineclube Curta Circuito com a sessão: TRANSVERSAIS – FIGURAÇÕES DA PALAVRA (2004/2008), que discute as “inter-relações” entre a escrita e a imagem numa obra cinematográfica. Serão exibidos curtas que trazem algumas formas de filmar a palavra:

1) DRUMMOND AP 129 - Homenagem ao centenário do nascimento de Carlos Drummond de Andrade numa abordagem poética do texto “O desaparecimento de Luíza Porto”.

2) SUMI - Investigações ideogramáticas no Japão.

3) LEITURAS - Fragmentos de leituras feitas por passageiros nos metrôs e trens da França.

4) O DIA EM QUE NÃO MATEI BERTRAND - Inspirações artísticas sobre a frase: “Bertrand, seu canalha, hoje você morre!”.


O Cinema Comentado Cineclube acontece todo sábado, a partir das 19h, na sala 44 do Sesc – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.

No domingo, 13/09, o CineSesc apresenta A MARCHA DOS PINGUINS (2005), documentário de Luc Jaquet, que tornou-se um sucesso mundial de público. O filme acompanha a “vida” dos pingüins imperadores na inóspita e gelada Antártida. Enfrentando ventos gelados, tempestades de neve e a fome, machos e fêmeas passam pelo acasalamento e a conservação dos ovos durante toda a estação para que, finalmente, pequenos pingüins nasçam e continuem esse ciclo simples e, ao mesmo tempo, extremamente complexo.

As imagens são fenomenais: Os pingüins, todos reunidos em busca de aquecimento em meio a tempestades de neve, formam um mosaico impressionante no cenário hostil. A narração dos fatos é “feita” por um casal de aves que vai “contando” a saga que é atravessar o gelo do oceano para um local seguro à procriação. Na versão nacional, essas vozes são de Patrícia Pillar e Antônio Fagundes.

A MARCHA DOS PINGUINS é divertido e envolvente; o cenário belíssimo e a trilha sonora de Émilie Simon destacam-se na produção. E os protagonistas são, verdadeiramente, encantadores e engraçados. Especialista em produções sobre a vida selvagem, Jaquet atribui valores estritamente humanos – como amor, ciúmes e medo – aos animais, o que transforma A MARCHA DOS PINGUINS num produto tão envolvente para os espectadores. Classificação etária: livre.

O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 18h. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.