-->

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Começa hoje o III Observatório Fora do Eixo


Criado com a proposta de ser um espaço voltado para pesquisas e debates sobre temas ligados à cultura independente, começa hoje a terceira edição do Observatório Fora do Eixo com o tema Formalização de Coletivos.

A 3° edição do Observatório acontece entre os dias 27, 28 e 29 de janeiro e nesta edição tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda social, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.

O Observatório será realizado na Sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20 horas. Os grupos de discussão tratarão dos temas de cunho jurídico, conceitos e teorias que envolvam a formalização e estruturação dos coletivos e modelos de organização.

Já os grupos de trabalho abordarão soluções e sugestões para a Sustentabilidade, com base na coleta dos dados das ações dos coletivos, tanto para a rede como suas próprias.

Mediados por membros do Circuito, os grupos de discussão receberão 3 convidados, com duração de uma hora de exposição mais uma hora de discussão via MSN do Fora do Eixo, além da transmissão via Web Rádio Fora do Eixo. Os temas dos painéis são: As diferentes naturezas jurídicas, Modelos de organizações coletivas e Mecanismos de captação de recursos. Os mediadores recebem as perguntas via freenode e repassam aos convidados. Os grupos de trabalho tem início depois dos grupos de discussão, com duração de duas horas, segmentado em Apresentação do mapeamento dos CNPJ's do Circuito Fora do Eixo, Implementação da moeda complementar e Fundo Fora do Eixo.

Confira abaixo a programação:

27/01 - quarta-feira
GD - Mecanismos de captação de recursos (Editais Nacionais e Internacionais, Convênios, Leis de Incentivo)

Palestrante: Chico Maia / Bauru (SP) - diretor do Departamento de Comunicação Externa do gabinete do Prefeito de Bauru. Lecionou o mini-curso “Política dos Editais: elaboração e captação de recursos”.

GT - Fundo FDE
Mediador: Lenissa Lenza

28/01 - quinta-feira
GD - As diferentes naturezas jurídicas (Cooperativas, Associações, Fundações, Oscip's, Micro empresas, etc)
Palestrante: Emerson Costa Gomes - consultor do SEBRAE - AC

GT - Apresentação do Mapeamentdo dos CNPJ's do FDE

Mediador: Lumo


29/01 – sexta-feira
GD – Modelos de organizações coletivas (conselhos municipais e movimentos sociais)
Painelista: Zen Santana e Karla Martins – Secretaria de Cultura do Acre
Mediador: Massa Coletiva

GT – Implementação da moeda complementar (CARD)
Mediador: Massa Coletiva
Participação: Celso Sekiguchi – Representante da Eletrocooperativa

O Observatório é mais uma ação do Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos on line criada no fim de 2005 a fim de estimular a circulação de bandas, tecnologia de produção e produtos, com um esquema de trabalho colaborativo composto por mais de 40 coletivos, espalhados pelo país. Saiba mais sobre o circuito em www.foradoeixo.org.br. Acompanhe também pela Web rádio no portal Fora do Eixo.

Para saber mais sobre o Observatório Fora do Eixo e conferir a programação completa, acesse www.observatorioforadoeixo.wordpress.com.