-->

terça-feira, 23 de março de 2010

Noite Fora do Eixo com Gritare e Monograma

Por Vitor Stálin

Mais uma Noite Fora do Eixo é realizada em Montes Claros pelo do Coletivo Retomada. Desta vez as atrações foram Gr!tare e Monograma, uma genuinamente montesclarense e uma belorizontina que transmite um carinho enorme por nossa cidade, o que, segundo eles, é apenas uma mera retribuição ao calor do público daqui.

O local também era conhecido, palco do Grito Rock Montes Claros 2010 e do lançamento da Demo da banda Impalement in Mordor, além de futura Casa Fora do Eixo. Mas quem foi viu algo diferente, mais bonito, com mais cara de “casa” e menos de “depósito”. É isso mesmo, o lugar passou por uma reforma relâmpago, fruto de um suor imenso, por vezes desumano, mas recompensador, com pintura e um sistema de ventilação, mas ainda não está pronto, muita coisa ainda está por vir nesta casa.

Mudando o foco para o assunto principal dessa matéria, a Noite Fora do Eixo e, consequentemente, os shows. Gr!tare primeiro e Monograma por último numa noite exclusivamente mineira.

A Gr!tare fez um show e tanto. Mais pesado do que antes, mais redondo e conciso. A banda tocou músicas novas e outras já bem ouvidas por esses nossos montes. O comentário do público se torna redundante nessa matéria, elogios e mais elogios aos norte mineiros. O ponto alto da apresentação foi quando, na música Humano, que fechava o show, Thiago Fonseolli, vocalista e guitarrista, mostrou ao público o que é o trabalho na cena independente, da importância de todos nós nesse contexto, da necessidade de se manter sempre informado para que o processo se desenvolva e se sustente. É isso aí, moçada, música é, antes de tudo, atitude, e a atitude mais positiva é contribuir. Parabéns Gr!tare.


Hora de Monograma no palco. A galera já tinha contagiado a todos nós antes mesmo da noite começar, esperávamos agora a reação do público. Eu, particularmente, estava louco para ver a galera tocando já que não pude ir quando eles estiveram no Taberna. Voltando a um contexto maior do que as expectativas do autor dessa matéria, o público recebeu a banda com um calor imenso, tão grande que nos fez entender o motivo de a moçada querer voltar aqui. E a Monograma não deixa barato, faz a galera vibrar, cantar e dançar, muito bom mesmo. Eles anunciam o fim do show e terminam a música com o grito de “mais uma”, e como pedido feito é pedido correspondido, mais uma música para finalizar, já não bastasse eles saem do palco ainda com as vozes da galera que estava assistindo cantando as suas músicas.

Gr!tare e Monograma mostraram muito bem porque estão nessa de música alternativa, ralação e trabalho. Duas grandes apresentações e uma catarata de adjetivos positivos num sábado de muita música boa. Obrigado a todos que compareceram. Para conferir mais fotos da Noite Fora do Eixo, clique aqui.