-->

sábado, 14 de novembro de 2009

Música para ouvir e sentir

Por Gabriel Meikilo

O Enne surgiu em 2001, em Belo horizonte/MG e conta com Jay (guitarra e voz), Fred (guitarra), Cacau (bateria) e Luciano (baixo). Após três anos e dois Cd’s demo, a banda gravou no período de abril a setembro de 2004, em Belo Horizonte, seu primeiro Cd completo chamado “Momentum” com 12 faixas, de forma independente. As músicas, todas compostas pelos integrantes, são cantadas em inglês, com letras verdadeiras e arranjos que alternam o peso e a melodia.

Com melodias de extremo impacto, guitarras vivas com arranjos perfeitamente encaixados, sincronia perfeita de bateria e baixo, uma linha vocal técnica e criativa, o som do Enne torna-se tão redondo, que literalmente entra como uma bola na mente do ouvinte. E foi com essa característica que a banda participou de importantes festivais do circuito independente nacional, como o Araraquara Rock, PMW Festival (Palmas), Calango (Cuiabá), Piauí Pop (Teresina), além de shows por cidades como Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Maceió, entre outras. “Momentum” – primeiro álbum da banda – ainda leva a banda a vencer o prêmio London Burning de Música Independente na categoria Revelação pelo voto popular em 2005.

Nesse mesmo ano, em busca de passar mensagens, a banda optou por letras em português, sem perder a identidade sonora, que conta com influências de grandes bandas como: A perfect circle, Incubus e Silverchair. Surge então o segundo álbum da banda, chamado “Nômade”, composto por doze faixas que representam experiências pessoais de cada um dos integrantes. Talvez por esse motivo seja perceptível que os integrantes do Enne realmente passam o sentimento pessoal para o instrumento, e fazem com que a melodia cause mais impacto ao ouvi-las.

Em dois de setembro de 2009, o Enne lança seu primeiro vídeo clipe. Segundo Luciano Viana, baixista da banda, “o vídeo retrata a história da letra de Lugar Comum”, segunda faixa do segundo disco da banda, “Nômade”, lançado no início de 2008. A letra, fala sobre o “não suicídio” e a busca de forças para tomar outro caminho em situações emocionalmente difíceis. Você encontra o cd “Nômade” para comprar na banquinha do Retomada.

Seguindo uma filosofia própria, a banda toca suas músicas com grande entusiasmo, apresentando características exclusivas e marcantes, tornando o show um momento de grande impacto. Por esse e vários outros motivos que variam da opinião de cada ouvinte, aconselho a todos que apreciam a boa música, a ouvir e sentir o som do Enne.