Por Loris
É perceptível como tem aumentado o interesse do público montesclarense pelo audiovisual. E os próximos dias serão bem movimentados para os apreciadores desta arte, pois irá acontecer na Unimontes a Mostra Audiovisual OIA - Olhar, Imaginar, Agir que começa hoje dia 17/11 e acontece até quinta-feira dia 19/11.
A mostra é realizada pelo Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes em parceria com a Datamontes, Cinema Comentado Cineclube e SESC/Montes Claros e em sua programação exibirá sete filmes nacionais sendo 1 ficção e 06 documentários, seguidos de comentários e bate-papo com o público.
Uma excelente oportunidade de assistir ótimos filmes nacionais e conhecer um pouco mais sobre o universo audiovisual.
Confira abaixo a programação completa da mostra OIA – Olhar, Imaginar e Agir, lembrando que toda programação da mostra é gratuita e acontece no auditório do Prédio 1 (Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 3º andar).
Terça-feira - 17/11
9h - Tapete Vermelho (Comédia, 2006, 100 min.)
Direção: Luiz Alberto Pereira
Tapete Vermelho é uma das mais belas homenagens feitas pelo cinema ao grande Mazzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que leva o filho Neco, de nove anos, para uma cidade a fim de assistir a um filme do grande comediante no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho o trio cruza com tipos curiosos, provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas.
19h30 - Notícias de Uma Guerra Particular (Documentário, 1999, 57 min.)
Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund
Documentário que mostra flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro e entrevistas com envolvidos no conflito entre traficantes e policiais, inclusive moradores que estão no meio do fogo cruzado e especialistas em Segurança Pública.
Quarta-feira - 18/11
9h - Barra 68 - Sem Perder a Ternura (Documentário, 2000, 80 min.)
Direção: Vladimir Carvalho
A luta de Darcy Ribeiro nos anos 60 para criar e implantar a Universidade de Brasília e as repetidas agressões sofridas pela UNB após já estar em funcionamento, desde o golpe militar até os acontecimentos de 1968, quando foram detidos numa quadra de esportes cerca de 500 estudantes.
19h30 - Florestan Fernandes - O Mestre (Documentário, 2004, 45 min.)
Direção: Roberto Reis Stefanelli
Vídeo que retrata a vida do engraxate, garçom, professor e deputado constituinte que fez da vida uma verdadeira aula e tornou-se um dos maiores sociólogos brasileiros.
Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá (Documentário, 2006, 89 min.)
Direção: Silvio Tendler
Tendo por base uma entrevista gravada por Tendler quatro meses antes da morte de Milton Santos - considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX -, é uma análise dos prolemas críticos do sistema anti-humano em que vivemos. Milton Santos enxergou também a possibilidade de superar esse sistema em direção à construção de uma nova realidade, mais justa e fraterna.
Quinta-feira 19/11
9h - Entreatos (Documentário, 2004, 117 min.)
Direção: João Moreira Salles
De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de Entreatos acompanhou passo-a-passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da república. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais. É um dos mais importantes registros da política brasileira.
19h30 - Lévi-Strauss: Saudades do Brasil (Documentário, 2005, 120 min)
Direção: Maria Maia
A vida do antropólogo recém-falecido Claude Lévi-Strauss no Brasil, em documentário que reconstitui as viagens do pensador francês no país no início de sua carreira. Lévi-Strauss chegou ao Brasil em 1935, na segunda leva de professores europeus que vieram dar aulas na recém criada USP. Daqui organizou, com o apoio de Mário de Andrade, as famosas expedições às tribos indígenas Bororo, Kadiweu e Nambiquara, que resultaram, 15 anos depois, no livro "Tristes Trópicos", de repercussão mundial.