O evento possibilita que artistas emergentes (ou nem tanto) dividam o palco com artistas brasileiros consagrados. Mais de 800 artistas se submeteram ao processo de seleção, através de inscrições que poderiam ser realizadas no site oficial, mediante o envio de material.
A grande quantidade de inscritos, além de surpreender a comissão julgadora, fez com que a divulgação dos 24 músicos selecionados, fosse adiada em uma semana.
Macaco Bong - Foto: Divulgação
O júri contou com profissionais experientes e respeitados da música brasileira e internacional. Do Brasil, fizeram parte Lu Araújo, produtora e idealizadora do Festival MIMO (Mostra Internacional de Música em Olinda, um dos principais festivais de música instrumental e erudita do país); Pena Schmidt, superintendente e curador do Auditório Ibirapuera; José Teles, jornalista musical de Recife; o percussionista Naná Vasconcelos; e Carlos Eduardo Miranda, produtor musical.
Do exterior vieram o produtor e compositor vencedor de dois prêmios Grammy Russ Titelman, que já trabalhou para Eric Clapton, Steve Winwood, George Harrison, Bee Gees, Brian Wilson (Beach Boys), Allman Brothers, James Taylor, entre outros; e o inglês Richard Ogden, ex-empresário de Paul McCartney, ex-presidente da Sony Music Europa, que atualmente dirige sua própria agência de empresariamento artístico, a Richard Ogden Management (ROM).
Russ Titelman se disse surpreso com a qualidade do material que recebeu, principalmente pelos trabalhos enviados por bandas tão jovens. Para ele, é importante se basear nos sucessos do passado para construir uma carreira musical sólida, adaptando-se às mudanças do cenário musical atual.
Mundo Livre S/A – Foto: Divulgação
Para Lu Araújo, os mais de 800 inscritos representam bem o que é a música brasileira atual: “São bandas que mapeiam o que temos de melhor na música brasileira atualmente. Tivemos um grande número de cantoras, muitos artistas de MPB, rock, música regional. É a prova da força e da diversidade musical do país.”
A lista dos 24 selecionados foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de novembro. Cada banda escolhida receberá cachê de R$ 4 mil, mais passagem para a capital pernambucana. Confira os contemplados:
· A Trombonada
· André Abujamra
· Aurinha do Coco
· Banda Naurea
· Cidadão Instigado
· Daniel Migliavacca
· DJ Dolores
· Fabiana Cozza
· Fino Coletivo
· Josildo Sá
· Jupiter Maçã
· Kassin
· Macaco Bong
· Marina de la Riva
· Milocovik
· Mundo Livre S/A
· Murillo Da Rós
· Nina Becker
· Orquestra Contemporânea de Olinda
· Paula Morelenbaum
· Samba de Rainha
· Silvia Machete
· Wilson das Neves
· Zabé da Loca
Para saber mais detalhes sobre a Feira Música Brasil, basta clicar aqui.