Dia 27/02 – sexta
Tetrex (Montes Claros – MG)
A banda Tetrex iniciou suas atividades entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005 (Formação: Diego Guitarra/Vocal, Leandro Guitarra, Jaderson Baixo, Virgílio Bateria) compondo suas primeiras músicas que hoje se tornaram ícones em suas apresentações ao vivo, tais como "Profecia do Caos", "Inimigos" e "Destruição em Massa". A banda foi ganhando notoriedade no público "headbanger"através de atitude, músicas bastante pesadas, sombrias e trabalhadas, mantendo toda a essência do metal pesado com letras fortes que abordam temas sociais e geopolíticos como guerras sanguinárias, degradação da vida humana através da ganância, carnificinas e genocídios, o futuro que o mundo aguarda para o ser humano que age como um parasita do planeta Terra.
N3CR (Várzea Grande – MT)
N3CR (Nativos Confederados do Condado do Cristo Rei) banda formada desde o início de 2003, oriunda de Várzea Grande – MT, executa um hardcore primordial com influências e inspiração de grandes bandas. A intenção do N3CR é atingir todos os públicos interessados sem frescuras, sendo assim investem em letras irreverentes.
GR!TARE (Montes Claros – MG)
A GR!TARE surgiu em dezembro de 2007 a partir de novas perspectivas de uma banda que por muito tempo vinha se destacando na cena montes-clarense pelo seu repertório de covers. Essa banda era a Calm Scream, que fazia releitura de bandas como Alice in chains, Foo fighters, Silverchair, Bush, etc.Com o propósito de desenvolver um trabalho autoral, com músicas que representassem os anseios e idéias sonoras e líricas de seus integrantes, a Gritare propõe a musicalidade apreendida e desenvolvida através de vários anos tocando no cenário underground aliada a letras alicerçadas em escritores como Ernest hemingway, Nietzsche e Rubem Braga. Depois de terem passado por importantes bandas do cenário regional, esses caras juntam-se para desenvolver o que chamam de "evolução necessária para grandes realizações musicais", que é desenvolver um trabalho autoral. Um trabalho feito e criado como um filho irado nascido de uma expressão latente.
www.myspace.com/gritarerockO Garfo ( Fortaleza – CE)
Música transgênica. Stoner-pop, Post-eletro?! Enfim, qualquer coisa dessas serve para quem se preocupa em enquadrar sonoridades e arrisque definir O Garfo. Desde março de 2007, o trio de Fortaleza (Ce) se mantém em atividades e concebe o que será A Cria de Frank Einstein – material com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2009, através do selo Midsummer Madness (RJ).
www.myspace.com/ogarfoSoprones (Montes Claros – MG)
A banda Soprones foi formada em 2008, com o objetivo de produzir inquietação política e social através da música. Composta por Clayton Souza nos vocais, Andrey Meoli na guitarra, Ricardo Carburas no baixo e Danilo Baliza na bateria, o quarteto enfia o dedo nas feridas da sociedade sem medo. Apresentando em suas canções letras apimentadas e diretas, com sonoridade agressiva característica do estilo punk rock, hardcore.
www.myspace.com/soprones
Snorks (Cuiabá – MT)
Um quadrado mágico no Punk Rock cuiabano. Essa é banda Snorks, formada por Felipe Dandolini (voz e guitarra) Fernando Schaer (voz e baixo), Mikhail Favalessa(voz e guitarra) e Guilherme Almeida (bateria). Os Snorks falam em projetos com propriedade. Com letras que abordam situações cotidianas, a banda tem na lista de influências nomes que passam por MxPx, NOFX, Millencolin, Lagwagon, No Use For a Name e Strung Out, e vários outros nomes clássicos do hardcore mundial. No setlist das nacionais, bandas principalmente da cena independente (mas não necessariamente) como Dead Fish, Dance of Days, Wacky kids, Garage Fuzz e Piñacolada! Tentando passar o máximo de empolgação, energia e uma pitada de descontração, essa é a receita dos Snorks, dentro e fora dos palcos!
www.myspace.com/snorksmtDia 28/02 - sábado
Manolos Funk (Vespasiano – MG)
Mesmo sem contar com uma gravação para divulgar seu trabalho ( a banda esta em estúdio gravando seu primeiro EP com lançamento previsto para abril de 2009), Manolos Funk rompeu barreiras em 2008. Trabalhando sempre em prol da cena, a banda produziu o Festival Arena Livre em Vespasiano, além de participar de maneira ativo nos coletivos Pegada (BHZ) e Azimute (Vespasiano) do qual é fundadora. O resultado veio em vários shows, que levou a banda a palcos diversos como o da I Bienal Internacional de Grafitti de BH, O 53HC Fest no Lapa Multishow também em BH, o Festival Escambo 2008 em Sabará, o GOMA de Uberlândia na primeira noite do CMMI, bem como casas tradicionais de BH como o Studio Bar, A Obra, Studio Nafta, Conservatório, Matriz além de ainda ter produzido por conta própria uma apresentação no Teatro do Colégio Imaculada em BH.
www.myspace.com/manolosfunkMetal Carnage (Uberlândia – MG)
Formada em meados de 2004, pelos irmãos Jonathan e Luan Clifford, passou por varias trocas de integrantes ate se estabilizar com a formação atual. Cada vez mais entrosados, fazem um Thrash Metal galgado nas raízes do estilo, mas sempre buscando a originalidade e o experimentalismo sonoro, o que a faz fugir totalmente dos estereótipos encontrados. Com letras nunca presas a um único assunto, a banda consegue unir temas políticos atuais, a tópicos mais abstratos, como o oculto e a morte. A banda já está desde 2006 com esta formação, onde nesse tempo compôs a maioria de seu repertorio e se apresentou locais como: Uberaba (MG), Patos de Minas (MG), Brasília (DF), Araguarí (MG), Ribeirão Preto (SP), Araxá (MG) e também em Uberlândia (MG).
www.myspace.com/metalcarnagethrash
Aura (Divinópolis – MG)
AURA... (isso mesmo com reticências) surgiu da necessidade de expressar as angústias de seus integrantes quanto ao cotidiano. Para o AURA... a música é tida como uma forte maneira de potencializar e canalizar suas emoções e sentimentos, utilizando-a para expressar tudo aquilo que sentem enquanto seres humanos em contato com o mundo. Formada em 2002, na cidade de Divinópolis/MG, o AURA... passou por algumas alterações entre seus integrantes e chegando na formação atual que conta com Walley Santos (guitarra, voz), Marcos Borges (contra-baixo), Bruno "Choke" (bateria) e Erick Pereira (guitarra). No ano de 2007 o AURA... gravou seu primeiro trabalho intitulado "enquanto houver sentimentos..." que foi produzido de forma independente (com parcos recursos e dentro das limitações que quase toda banda independente (brasileira) enfrenta). Esse disco relata vários momentos da vida de seus integrantes expressos em músicas que ao mesmo tempo são sutis, fortes e intensas contando com muita sinceridade, sensibilidade e emoção.
www.myspace.com/auraindie
Umeazero (Montes Claros – MG)
UMEAZERO é uma alternativa, cuja filosofia sempre é a reflexão e reconstrução de nós mesmos da maneira mais livre possível, procurando contribuir positivamente para a qualidade de vida de todos. Sempre sobre forte influência de artistas nacionais e em contato com projetos sócio-culturais buscamos a valorização da cultura brasileira e norte-mineira, participando ativamente do cenário de música Independente de nossa região, temos a intenção de expandir cada vez o nosso trabalho.Formada em agosto de 2003 em Montes Claros/MG, a banda é constituída por: Chico Mineiro (Vocal), Bil Pereira (Guitarra), Guilherme Barbosa (Guitarra), Jardeson Acácio (Baixo) e Guilherme Prates (Bateria) e com um repertório de músicas próprias que cresce cada vez mais, tem como objetivo contribuir para abertura de idéias e liberdade de opinião sobre os demais problemas de nossa sociedade.
www.myspace.com/umeazero
4 (Sabará – MG)
O 4 é uma banda instrumental formada em Sabará (MG) em abril de 2008 por quatro jovens músicos que possuem influências diversas como rock alternativo, progressivo, heavy metal, música brasileira, jazz, entre outras. O resultado é um som virtuoso e técnico sem soar chato. Um som que impressiona pela habilidade sem aborrecer o ouvinte. Apesar do pouco tempo de formação a banda já circulou por várias cidades do circuito mineiro de música independente, como BH, Sabará, Vespasiano, Divinópolis, Patos de Minas e Uberlândia, tocando em festivais importantes no cenário mineiro como o Escambo, o Minas Instrumental, o Marreco, o BH Indie e o Arena Livre. Além disso a banda já tocou nas principais casas de música independente de MG como o Goma, A Obra e o Matriz. O 4 é uma banda integrada ao coletivo Fórceps (
http://www.forceps.com.br/) formado em 2007 em Sabará com o objetivo de contribuir para a organização e fortalecimento da cena independente na região.
www.myspace.com/4instrumental
Kidzilda (São Simão – SP)
No final 2005 a banda amadurece a idéia de começar a gravar um disco em meados de 2006, então com sua formação atual Junior Cândido (vocal, guitarra), Suemar Parcio (vocal, guitarra e teclado), Guilherme Bimbati (baixo) e Marcos (bateria). Durante o ano de 2006 a banda ensaiou, pré-produziu e gravou o disco independente com 14 faixas, mas com algumas dificuldades de horários por conta dos empregos dos integrantes e também falta de dinheiro as gravações pararam por um período em 2006 assim só chagando ao final no inicio de 2007, que foi um ano muito bom pra banda que voltou a fazer shows participando de festivais em Franca , Ribeirão Preto e também São Paulo. O disco tão suado e esperado por todos foi lançado no final de 2007. Hoje a banda Kidzilda tem influencias desde rock inglês dos anos 60, assim passando pelo Hc, jovem guarda e rock nacional dos anos 80 até Mpb. Depois de ter passado o ano de 2008 divulgando seu primeiro projeto a banda já esta no processo de pré-produção e gravação para o futuro EP que será lançado em março de 2009. Em novembro de 2008 Guilherme Bimbati (baixo) deixou a banda assim deixando o posto de baixista a ser ocupado por Dri Ribeiro.