-->

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Música Independente em Ribeirão das Neves

Por Andrey Meoli



Para fechar o ano em grande estilo e comemorar as conquistas culturais de 2009, o Coletivo Semifusa realiza nos dias 11 e 12 de dezembro o seu festival homônimo (Festival Semifusa). O festival vai levar para Ribeirão das Neves nomes de destaque da cena independente como Manolos Funk (MG), 4instrumental (MG), Cidadão Comum (MG) e L.A.B. (RS), além (claro) de abrir espaço para os talentos locais (confira programação).

Apoiados na realidade da música independente, o “faça você mesmo”, agentes culturais, músicos e diversas pessoas ligadas à cultura de Neves arregaçarão as mangas e estão mudando a realidade local, levando informação, música e tecnologia para a cidade. “O Festival Semifusa é a prova concreta da pulsação e transpiração em torno de algo que há pouco tempo era somente desejo...” - Rodolfo Gullar. O Festival Semifusa também está “antenado” ás novas tecnologias e será transmitido “ao vivo” para todo o Brasil via web rádio.

O Coletivo Semifusa é integrado ao CFE (Circuito Fora do Eixo), rede responsável pela grande movimentação cultural que se dissemina pelo Brasil, e buscando valorizar essa articulação será feita uma pesquisa durante o festival para obter dados sobre a realidade cultural de Ribeirão das Neves, avaliando as ferramentas de comunicação e o consumo da música independente.

Confira a programação:


TV Retomada em novo formato

Por Loris


Já está no ar mais uma TV Retomada. Com novo formato, a WebTV do coletivo traz agora três quadros com assuntos diferentes, ampliando e diversificando o conteúdo a cada edição.

Desta vez vocês vão conferir um pouco de como foi a II Conferência Municipal de Cultura, um pouco da gravação da música “Mão Imunda” da banda Soprones no Stúdio Rock e um pouco da Oficina “Comunicação Independente”, ministrada pelo coletivo Retomada em Uberaba (MG) durante as prévias do Festival Novas Tendências.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Democratização da comunicação

Por André Tupinambá


A Internet se tornou nos últimos anos a principal ferramenta de difusão de informação na sociedade moderna, o que pode parecer bem óbvio, mas é um fato que nos atenta para a questão da democratização da comunicação, que é nada mais nada menos que todos terem o direito de comunicar e de serem comunicados, e a Internet vem facilitando esse fluxo, o acesso à informação ao conhecimento. Mesmo que ainda não haja o número ideal de pessoas participando desse fluxo, estamos no caminho. A expansão da Internet, a inclusão digital, foram fatores decisivos para que a democratização da comunicação fosse possível, e hoje ela faz parte do DNA de todos os pontos integrantes do Circuito Fora do Eixo, espalhados pelo país.

Estamos em um ano propício para a discussão dos mecanismos dessa democratização. Por todo país acontecem as Conferências Municipais e Estaduais de Comunicação e também de Cultura, onde esse debate começa a se afirmar. E o Circuito Fora do Eixo vem trabalhando, estudando diariamente novas formas de levar para o mundo as tecnologias e o trabalho que é feito. A plataforma máxima onde é publicado todo esse trabalho é o Fora do Eixo Tec.

No blog qualquer pessoa pode encontrar informações sobre as tecnologias que o CFE vem desenvolvendo, como modelos de auto-gestão, trabalho em rede e trocas solidárias. É muito importante observar que a tecnologia está em constante processo de desenvolvimento, uma vez que cada agente pode alterar o código de acordo com as novas especificidades, daí a importância de todo esse conteúdo estar acessível para qualquer indivíduo. Então, sintam-se à vontade para usarem a cabeça galera!

Não se esqueça de assistir os conteúdos editorias com tema: Redes Colaborativas de Trabalho pela WebRádio e WebTV aqui no Portal Fora do Eixo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Fogo no Cerrado

Por Vitor Stálin





“Fogo, em terra de boi, é cultuado. Dançante, ardente, perigoso. Quanto mais fomentado, maior. Quanto maior, tanto mais incontrolável. E em terra em que BOI é rei, guerreiro vira aquele que não aceita ser peão em jogo ganho. Se em 2008, na primeira edição do próprio incêndio, o Bigorna dissimulou seu peso, que não se espera a mesma modéstia desta vez”.
É assim que o Coletivo Bigorna começa a sua descrição do Festival Fogo do Cerrado que, em sua segunda edição, acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, em Campo Grande - MS.
O fogo, tema de tantos deuses em quase todas as culturas mundiais, símbolo tanto do mal quanto do bem, em Mato Grosso do Sul tem uma conotação diferente, um tanto quanto poderosa, fazendo jus a essa pertinente contradição, a leveza, a agressividade, o poder, a beleza, a mutação. Lá, esse mesmo fogo, no cerrado significa Rock n’ Roll, música alternativa da melhor qualidade.
E o evento vem com tudo, trazendo grandes expoentes da música autoral fora do eixo nacional. Aportam na cidade as bandas Inocentes, Capim Maluco, Ecos Falsos e Hierofante Púrpura, de São Paulo, Snorks e Inimitáveis, de Cuiabá, Brown Há e Móveis Coloniais de Acaju, de Brasília, Wolf Attack, do Paraná, e os anfitriões Facas Voadoras, Bando do Velho Jack, Bêbados Habilidosos, Olho de Gato, Dimitri Pellz, Jennifer Magnética, Parkers, Curimba, Louva Dub, Trashed, Repúdio CxGx, Gobstopper, Link Off, Midnight Purple e Santo de Casa.
O público se deliciará e, para não se contrapor ao título do festival, se incendiará em dois dias no fim de semana sul-mato-grossense, com direito a tudo que se tem nos maiores festivais nacionais.
O Bigorna conta com o apoio da Fundac – Fundação Municipal de Cultura, Rubik’s Camisetas, Associação Vaca Azul, Palheta Produções, Prefeitura de Campo Grande, Toca Bar, O Circo Pegando Fogo Camisetas, Cine Cultura e do Fora do Eixo.
Assista aí à vinheta da Edição 2009 do Fogo no Cerrado:


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Minas realiza II Conferência Estadual de Cultura

Por Loris


Entre os dias 02 e 04 de Dezembro, Minas Gerais realize a II Conferência Estadual de Cultura, com expectativa de mobilizar o estado em torno da construção de políticas públicas de cultura.

Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a II Conferência Estadual de Cultura acontecerá na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e espera reunir cerca de 500 representantes de diferentes segmentos da cultura de todo o Estado e resultar em propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional da II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília, em março de 2010.

Dentre outros objetivos, a II Conferência Estadual de Cultura vai promover o debate entre protagonistas da cultura no Estado; propor estratégias para universalizar o acesso dos mineiros à produção e à fruição cultural; propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura e eleger os delegados que representarão Minas Gerais na II Conferência Nacional de Cultura.

“Contribuir para a estruturação de políticas públicas que absorvam a multiplicidade cultural de um Estado tão diverso como Minas é o grande desafio que se apresenta à II Conferência Estadual de Cultura. O comprometimento dos mineiros com o tema, já demonstrado nas Conferências Municipais e Intermunicipais, mostra-se fundamental para a necessária institucionalização e instrumentação da cultura. Minas, com toda a sua riqueza cultural e força de mobilização, é um Estado estratégico para a efetivação do tão esperado Sistema Nacional de Cultura”, diz o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant.

A Conferência será organizada em grupos de trabalho de acordo com os seguintes eixos: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 - Cultura, Cidade e Cidadania; 3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa, e 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura. O encontro terá, ainda, palestras de José Márcio Barros - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Carlos Antônio Leite Brandão - Cultura, Cidade e Cidadania; Maurício Laguardia Campomori - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Ana Flávia Machado - Cultura e Economia Criativa e Maria Helena Cunha - Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Debates também estão na pauta da Conferência. Mauro Werkema, da Secretaria de Estado de Turismo; deputado Domingos Sávio, suplente da Comissão de Cultura da ALMG; Mônica Debs, secretária Municipal de Cultura de Uberlândia e o deputado Vanderlei Vangrossi, membro da Comissão de Cultura da ALMG, serão os mediadores.

Alan Lima, coordenador de planejamento do Coletivo Retomada está entre os três delegados que foram eleitos pela sociedade na II Conferência Municipal, que aconteceu aqui em Montes Claros em Outubro. Outros coletivos do Fora do Eixo Minas também conseguiram eleger delegados nas conferências municipais, como o Goma em Uberlândia, o Peleja em Patos de Minas, o Megalozebu em Uberaba, entre outros.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Suplemento Literário, Seo João!

Por Karla Ruas


Montes Claros anda respirando cultura, este mês o periódico de parceria da Unimontes com Jornal O Norte estão celebrando o aniversário de Seo Joao Guimarães Rosa com dois artigos e uma entrevista especial.

A professora Drª Telma Borges (Unimontes) nos brinda com o texto "Mulheres que desenredam a tradição na literatura de Guimarães Rosa."

A mestranda, do Programa de Pós-Graduação em Letras/ Estudos Literários da Unimontes, Samantha Pires apresenta parte de sua pesquisa, "Tutaméia: a escrita desnorteada."

E temos ainda o privilégio de contar com uma entrevista especial feita pela professora Drª Anita Moraes (pós-doutoranda - USP): Conversa sobre Guimarães Rosa com Suzi Sperber. A orientanda do crítico Antonio Candido durante o curso de Mestrado nos anos de 1960, hoje doutora e professora titular da Unicamp, fala da experiência de pesquisar a biblioteca pessoal de Guimarães Rosa, pouco depois da morte do escritor. Sperber compulsou as notas feitas pelo próprio Rosa nos livros que leu, obras anotadas por ele e que influenciaram suas narrativas.

Seo João nº 4 já está no ar visite: www.seojoao.com.br

No site leia ainda poesias, contos e crônicas, que ainda conta com intervenções do nosso amigo e artista Alexandre Zuba. E fique a vontade para comentar e também contribuir para a qualidade desse Suplemento.

Boa leitura, sugue o máximo que puder!

sábado, 28 de novembro de 2009

Maracutaia S/A lança cd nesse domingo

Por Andrey Meoli


Acaba de sair do forno o CD “REVIVA” da banda MARACUTAIA S/A. Sem perder o foco no grande publico “REVIVA” traz canções autorais e harmoniosas de diversos estilos musicais, resultado das diversas influencias do grupo. A novidade do CD “REVIVA” é a postura musical, o novo trabalho do MARACUTAIA S/A traz clara a idéia de “música para todos”, onde o grupo assumiu uma postura POP, buscando grandes objetivos que serão impulsionados por esse novo trabalho.

Flyer de lançamento do CD "Reviva"

MARACUTAIA S/A promete fazer um grande show de lançamento, que contará ainda com a participação de muitos amigos, convidados mais do que especiais como Flavin Ribeiro, Deborah Rosa, Beu Vianna, Igor Zureba, Seu Istilynga, Mago Bass, Sholmes Souto entre outros artistas locais que vão subir no palco do Parilla e celebrar junto com MARACUTAIA S/A esse lançamento.
Vale lembrar que os 100 primeiros ingressos vêm acompanhados do novo CD “REVIVA”. MARACUTAIA S/A é Edu Lemos (voz e guitarra), Andre Geléia (voz e baixo), Virgilio Valadão (bateria).