-->

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bandas do Grito Rock Montes Claros 2010: Gr!tare



Começa aqui as apresentações das bandas participantes do Grito Rock Montes Claros 2010. Começamos com uma da terra, a montesclarense Gr!tare.

A Gr!tare, sim com uma exclamação no lugar do “i”, é formada por Robson na bateria, Dayan no baixo, e os Thiagos, Veloso e Fonseolli, nas guitarras, sendo o último também vocalista.

A banda, já reconhecida no cenário montesclarense e mineiro, faz um som de qualidade, remetendo ao pós-grunge, com letras intensas e poéticas fortemente influenciadas por escritores como Ernest Hemingway, Nietzsche e Rubem Braga.

Conversamos com o guitarrista e vocalista, Thiago Fonseolli, sobre o Grito Rock 2010 e sobre outras coisas pertinentes ao pessoal. Segue aí a conversa:


Retomada: Como estão as preparações da Gr!tare para a apresentação no Grito Rock Montes Claros 2010?

Thiago: Nós estamos empolgados! Já tem um tempinho que a gente não sobe num palco pra tocar. A ansiedade se mistura na vontade de fazer um bom show.

Por isso a gente vem ensaiando com o pensamento voltado pro show.

R.: Vocês já tocaram em outros Gritos ano passado, como foi essa primeira impressão? Ela influenciou na decisão de se inscrever novamente?

TF.: Com certeza! A impressão foi muito boa.

O contato com outras bandas, outras pessoas, a possibilidade de trocar idéias sobre o cenário com bandas mais articuladas que conseguem se estabelecer de forma independente... Tudo isso foi possibilitado no primeiro grito que participamos e, ainda mais, interessa à GR!TARE.

Portanto, não apenas achamos importante participar desse evento, mas é preciso também acreditar que além de possível, ele é necessário.


R.: Isso é verdade. Por falar nisso, como você está vendo a articulação da nossa cena com a cena independente nacional?

TF.: Bacana ter tocado nesse assunto, é importante falar dessas coisas, é importante que nós tenhamos o discurso afiado em diversos níveis e que a gente se proponha a conversar mesmo.

Eu penso que Montes Claros, em contraponto ao que era há alguns anos, está fazendo parte de tendências nacionais. Penso que o dialogo com outras instituições/iniciativas, tem acontecido em um nível interessante.

Montes Claros tem se posicionado de maneira igual ou superior, em alguns casos, no que diz respeito ao cenário independente. Em suma, Montes Claros tem conseguido pensar de maneira nacional e não somente regional.

Em minha opinião, nós temos iniciativas independentes bem vistas nos cenários estadual e nacional. O Retomada, a Associação, e outras iniciativas tem conseguido mediar o diálogo entre bandas e produtores/movimentadores culturais no país.


R.: Voltando a Gr!tare, além da preparação para o Grito, o que mais a banda está fazendo?

TF.: Nós estamos conversando bastante sobre os rumos que a banda tem tomado, e isso envolve gravações, que foram iniciadas e estão andando, divulgação da banda, dentre muitas outras coisas.

Como estamos no inicio do ano, ainda estamos planejando as coisas para 2010.


R.: Por último, o que não pode faltar. O recado em nome da banda para a galera ir curtir o som de vocês no Grito.

TF.: Esperamos por um bom público lá no Grito Rock! E que todos possam berrar conosco e com as bandas que estarão aqui nesse ano. Nos vemos no grito!


Fonseolli disse tudo. Nos vemos no Grito!