-->

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Minas realiza II Conferência Estadual de Cultura

Por Loris


Entre os dias 02 e 04 de Dezembro, Minas Gerais realize a II Conferência Estadual de Cultura, com expectativa de mobilizar o estado em torno da construção de políticas públicas de cultura.

Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a II Conferência Estadual de Cultura acontecerá na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e espera reunir cerca de 500 representantes de diferentes segmentos da cultura de todo o Estado e resultar em propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional da II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília, em março de 2010.

Dentre outros objetivos, a II Conferência Estadual de Cultura vai promover o debate entre protagonistas da cultura no Estado; propor estratégias para universalizar o acesso dos mineiros à produção e à fruição cultural; propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura e eleger os delegados que representarão Minas Gerais na II Conferência Nacional de Cultura.

“Contribuir para a estruturação de políticas públicas que absorvam a multiplicidade cultural de um Estado tão diverso como Minas é o grande desafio que se apresenta à II Conferência Estadual de Cultura. O comprometimento dos mineiros com o tema, já demonstrado nas Conferências Municipais e Intermunicipais, mostra-se fundamental para a necessária institucionalização e instrumentação da cultura. Minas, com toda a sua riqueza cultural e força de mobilização, é um Estado estratégico para a efetivação do tão esperado Sistema Nacional de Cultura”, diz o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant.

A Conferência será organizada em grupos de trabalho de acordo com os seguintes eixos: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 - Cultura, Cidade e Cidadania; 3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa, e 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura. O encontro terá, ainda, palestras de José Márcio Barros - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Carlos Antônio Leite Brandão - Cultura, Cidade e Cidadania; Maurício Laguardia Campomori - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Ana Flávia Machado - Cultura e Economia Criativa e Maria Helena Cunha - Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Debates também estão na pauta da Conferência. Mauro Werkema, da Secretaria de Estado de Turismo; deputado Domingos Sávio, suplente da Comissão de Cultura da ALMG; Mônica Debs, secretária Municipal de Cultura de Uberlândia e o deputado Vanderlei Vangrossi, membro da Comissão de Cultura da ALMG, serão os mediadores.

Alan Lima, coordenador de planejamento do Coletivo Retomada está entre os três delegados que foram eleitos pela sociedade na II Conferência Municipal, que aconteceu aqui em Montes Claros em Outubro. Outros coletivos do Fora do Eixo Minas também conseguiram eleger delegados nas conferências municipais, como o Goma em Uberlândia, o Peleja em Patos de Minas, o Megalozebu em Uberaba, entre outros.