-->

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vídeo de Yochai Benkler aborda sobre a Nova Economia de Código Aberto

Por Karla Ruas

Yochai Benkler

O professor americano da Universidade de Havard, Yochai Benkler aborda em um vídeo que está circulando na rede, a questão da nova economia de código aberto, onde discute como determinados paradigmas de produção social vem sendo explorados pela crescente assimilação de práticas baseadas no código livre.

Neste vídeo Yochai explica como a internet está gerando a emergência de um novo modelo econômico, mais eficiente que o capitalismo, cujo lastro é a produção social – compartilhada, colaborativa, em rede e voluntária.

O papel das instituições é incentivar essas mudanças e garantir a inclusão de todos os indivíduos como seus sujeitos e beneficiários (para isso, uma série de políticas apresentam-se como indispensáveis – as que promovem a inclusão digital, por exemplo).

O diagnóstico de Benkler se tornou uma referência em economia digital por ter agradado tanto aos economistas - que não entendiam muito bem o fenômeno colaborativo - quanto aos programadores, que tentavam fazer análises dele sem uma base econômica sólida. Em seus trabalhos, o professor tenta explicar as razões por trás do sucesso de criações da internet, que vão dos softwares livres, como o Linux, à Wikipédia, que se tornou a maior enciclopédia do mundo.

Em uma entrevista à revista Època, foi perguntado a Yochai porque as pessoas se envolvem em trabalhos colaborativos, ele diz que : “No desenvolvimento do software livre, por exemplo, algumas empresas pagam colaboradores para depois usar o conhecimento adquirido com o colaboracionismo. Já em ambientes culturais, como na Wikipédia, em blogs ou sites de vídeos colaborativos, as motivações parecem estar relacionadas ao prazer, às relações humanas, ao engajamento político e ao bem-estar que isso pode proporcionar.”

Ele ainda diz que o trabalho colaborativo constitui um dos principais modos de produção da era digital, por ser um modo de produção empolgante e transformador, ainda ressalta que “é fundamental ter em mente que a completa substituição de mercados e governos pelo não-mercado não está em curso nem nunca estará. Mas também não é preciso que isso ocorra para que nós possamos entender que o momento que vivemos tem uma importância enorme. A relevância da produção comunitária aumentou e, com essa relevância aumentada, o sistema inteiro, que antes não abrigava esse componente, acabou sendo reorganizado.

Para assistir o vídeo, clique aqui.