-->

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Democratização da comunicação

Por André Tupinambá


A Internet se tornou nos últimos anos a principal ferramenta de difusão de informação na sociedade moderna, o que pode parecer bem óbvio, mas é um fato que nos atenta para a questão da democratização da comunicação, que é nada mais nada menos que todos terem o direito de comunicar e de serem comunicados, e a Internet vem facilitando esse fluxo, o acesso à informação ao conhecimento. Mesmo que ainda não haja o número ideal de pessoas participando desse fluxo, estamos no caminho. A expansão da Internet, a inclusão digital, foram fatores decisivos para que a democratização da comunicação fosse possível, e hoje ela faz parte do DNA de todos os pontos integrantes do Circuito Fora do Eixo, espalhados pelo país.

Estamos em um ano propício para a discussão dos mecanismos dessa democratização. Por todo país acontecem as Conferências Municipais e Estaduais de Comunicação e também de Cultura, onde esse debate começa a se afirmar. E o Circuito Fora do Eixo vem trabalhando, estudando diariamente novas formas de levar para o mundo as tecnologias e o trabalho que é feito. A plataforma máxima onde é publicado todo esse trabalho é o Fora do Eixo Tec.

No blog qualquer pessoa pode encontrar informações sobre as tecnologias que o CFE vem desenvolvendo, como modelos de auto-gestão, trabalho em rede e trocas solidárias. É muito importante observar que a tecnologia está em constante processo de desenvolvimento, uma vez que cada agente pode alterar o código de acordo com as novas especificidades, daí a importância de todo esse conteúdo estar acessível para qualquer indivíduo. Então, sintam-se à vontade para usarem a cabeça galera!

Não se esqueça de assistir os conteúdos editorias com tema: Redes Colaborativas de Trabalho pela WebRádio e WebTV aqui no Portal Fora do Eixo.