-->

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rinoceronte é o lançamento de Novembro do Compacto.Rec

Por Loris


O Compacto.Rec apresenta no mês de Novembro o lançamento do primeiro disco da banda Rinoceronte. De Santa Maria (RS), a banda investe numa sonoridade que vai na contramão dos moldes do já estabelecido ''rock gaúcho'' - que geralmente privilegia referências oitentistas e brit-pop - se coloca num espaço que fica entre o rock setentista e o stoner rock contemporâneo, influência comprovada até mesmo na presença de palco dos integrantes da banda.
Além dos palcos, a banda integra as ações do Macondo Coletivo, coletivo integrado ao Circuito Fora do Eixo e que atua desde 2004 na produção cultural independente. Juntamente com as atividades, o coletivo também desenvolve o Festival Macondo Circus e espaços como a Sala Dobradiça, espaço expositivo potencialmente flexível que visa a difusão de propostas visuais de artistas novos, tanto do Brasil quanto do exterior.


O primeiro lançamento da banda mostra amadurecimento em termos de qualidade técnica e estética. O garage/stoner da banda consegue aliar momentos de peso que soam quase heavy metal, com passagens que imprimem uma abordagem mais pop ao estilo. Fechando ainda o disco, há toda a energia rocker de "O Choque", que cumpre o prometido pela banda. O conceito visual da capa foi elaborado pelo coletivo goiano de designers Bicicleta Sem Freio. boas novidades do cenário sulista, a Rinoceronte vem atropelando com seqüências desconcertantes em seus shows, onde o som viceral toma conta e toca até os mais desavisados.


O trio gaúcho também está na Coletânea Fora do Eixo 2009, terá o seu EP primeiramente disponível apenas para download, e será distribuído nacionalmente pela Fora do Eixo Discos. O disco que leva o mesmo nome da banda está disponível no blog do Compacto.Rec.
O Compacto.Rec realiza mensalmente lançamentos virtuais e a banda Rinoceronte é o terceiro lançamento do projeto em 2009. Depois de lançar virtualmente discos de bandas como Madame Saatan (PA), Bang Bang Babies (GO), Filomedusa (AC), Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), o Compacto.Rec disponibiliza o disco na íntegra no blog do projeto.