-->

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Retomada no Escambo

Por Loris

Fotos Loris e Alan



Entre os dias, 24 e 27 de Julho, o Retomada esteve presente no Festival Escambo, que é realizado pelo coletivo Fórceps em Sabará (MG). Chegamos lá na sexta de manhã, para participar do encontro que aconteceu com a Sra. Marizinha Nogueira (representante da Superintendência de Interiorização da Secretaria de Cultura do Estado) e o Fora do Eixo Minas. O encontro foi muito produtivo e tivemos oportunidade de conhecer mais sobre os programas de interiorização para a cultura no estado, além de encaminhar uma reunião com o representante da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, na área da música. O encontro também foi uma ótima oportunidade de apresentar para a Marizinha, o trabalho desenvolvido pelo Fora do Eixo e Fora do Eixo Minas e a sua vascularização no interior do estado.
No período da tarde começaram as oficinas do festival.. Rolou oficina de Produção Radiofônica e TV (com o Felipe e Jovem do Massa Coletiva e com o Ciro do Peleja), oficina de Comunicação (com Ney Hugo do Cubo/ Macaco Bong), oficina de Sonorização (com Bruno Kayapy e Ynaiã Benthroldo do Cubo/ Macaco Bong). Muito bacana..
A noite quatro bandas embalaram o som na praça, começando com o Marcelo Rocha e Kaisertrio de Governador Valadares (MG) que mandou um som bem bacana enquanto o público se aproximava , depois quem subiu ao palco foi a banda The Hell’s Kitchen Project, um trio belorizontino que fez um ótimo som com baixo, bateria e voz. Já conhecia a banda de quando eles tocaram aqui em Montes Claros no Circuito Catrumano e mais uma vez o show foi muito bom. A terceira banda a tocar foi a Vandaluz de Patos de Minas e fez um showzão mesmo com uma participação pequena do Vane, porque estava rouco, praticamente sem voz. Logo depois foi o show mais esperado da noite, Macaco Bong que com seu instrumental de primeira prendeu a atenção de todos q estavam presentes na praça. A banda Monno de Belo Horizonte infelizmente não compareceu por causa dos problemas de saúde do baterista.
No sábado durante o dia, mais oficinas.. Rolou oficina de oficina de Silk (com Camila e Lucas do Pegada), oficina de Criação Poética (com o Marcelo Rocha), Oficina de Gestão Cultural (com Kuru Lima), Oficina de Grafitti (com Negro F), oficina de DJ “Malucofonia” (com Roger Dee, do Pegada). Além das oficinas que já estavam rolando desde o primeiro dia, oficina de Produção Radiofônica e TV (com o Felipe e Jovem do Massa Coletiva e com o Ciro do Peleja), oficina de Comunicação (com Ney Hugo do Cubo/ Macaco Bong), oficina de Sonorização (com Bruno Kayapy e Ynaiã Benthroldo do Cubo/ Macaco Bong).
Os shows mais uma vez lotaram a praça. A noite do sábado começou com a banda Dom Capaz de Uberlândia, em seguida se apresentou a Visitantes de São Paulo, que também já tocou aqui em Montes Claros no festival Pequi Rock do ano passado. Logo depois foi a vez do Dead Lovers Twisted Heart de Belo Horizonte, depois outra belorizontina sobe ao palco, Transmissor. O quarto show ficou por conta da banda sabaraense 4 Instrumental, que tocou em casa com a praça lotada. Quem fechou a segunda noite do festival foi a banda Black Drawing Chalks de Goiânia, que encerrou a noite com muito peso.
Depois dos shows no sábado rolou uma reunião do Fora do Eixo Minas, com a presença dos coletivos mineiros. Mesmo sendo fim de noite e a reunião sendo na escada da igreja atrás do palco (rs), foi muito produtiva. Na reunião já saíram alguns encaminhamentos e também já definimos a agenda presencial do FEM, que acontecerão no segundo semestre deste ano.
Durante a tarde de domingo ainda estavam rolando oficinas de grafitti, produção radiofônica e sonorização. A noite começou ao som da banda uberlandense Ophelia and the Tree, em seguida se apresentou o Fofoca Erudita de Sabará. A terceira banda do domingo foi a galera do Graveola e o Lixo Polifônico de Belo Horizonte,que deixou o público pedindo mais. Em seguida quem se apresentou foram os meninos do Pequena Morte, também de Belo Horizonte, que colocou todo mundo para dançar com um “ska erótico”, como definiu o Jovem na rádio Fora do Eixo. Logo depois foi a vez de mais uma banda belorizontina, Julgamento e para fechar os shows do Festival Escambo, quem subiu ao palco foi a banda Black Sonora de Belo Horizonte, que fechou a noite com um show muito bacana e um público ainda animado.
Na segunda-feira foi o último dia da oficina de produção radiofônica, onde os participantes auxiliaram na finalização do roteiro e na gravação.
O Festival Escambo foi excelente e a galera do Fórceps está de parabéns. Tivemos no Escambo em 2008 também e estamos muito felizes em ver como o festival cresceu de um ano para o outro. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo Fórceps e é muito estimulante para todos ver a vontade e raça com que a galera faz o festival.
Além das muitas tecnologias trocadas no Escambo, o festival ainda possibilitou reencontrar grandes amigos e fazer novos. Muito bom mesmo!
Nós registramos tudo e você pode conferir as fotos e os vídeos feitos pelo Retomada.

Curto Circuito Fora do Eixo

Por Bernardo Dufrei



Saudações a todos os leitores do blog do Retomada, queria avisar vocês que a partir de agora vou recomendar aqui alguns vídeos que estão rolando no cenário independente, desde clipes, shows, entrevistas, documentários, curtas e vídeos em geral que estejam relacionados aos ideais do Retomada. Espero que gostem e também façam indicações.
Nessa primeira matéria, queria apresentar para vocês o Curto Circuito Fora do Eixo.
O programa que vai para o portal toda quinta feira é feito colaborativamente pelos Pontos Fora do Eixo de todo o Brasil, a cada semana, são escolhidos 2 coletivos para comporem o programa, há também espaço para publicidade, geralmente utilizado para divulgar as ações do Circuito Fora do Eixo ou dos coletivos que o formam.
Chegando a sua nona edição, o CCFE já contou com a participação vários coletivos, em Minas, além do Retomada, o Goma, Pegada e Megalozebu também já participaram do programa.
Para assistir as outras edições do programa é só dar um pulo no canal da
WebTV Fora do Eixo no Youtube.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curta Circuito

Por Nina Rocha Campos


Depois de um tempo sem exibições, a mostra de curtas volta à Montes Claros, Guaxupé e Uberlândia. Com o objetivo de fazer sessões permanentes fora da capital do estado, facilitando o acesso e a formação cultural, com o apoio da Usiminas e a Lei do Incentivo Cultural de Minas Gerais, serão exibidos três curtas metragens que se destacaram no circuito nacional em 2008.
Todos trabalhos tratam de formas distintas a execução de idéias, e os curtas selecionados para a sessão Panorama Especial são:

Tira os óculos e recolhe o homem – André Sampaio (RJ, 2008, 20’)
Dossiê Rê Bordosa – César Cabral (SP, 2008, 16’)
Os filmes que não fiz – Gilberto Scarpa (MG, 2008, 17’)


Em Montes Claros, a exibição será neste sábado 25 de Julho, no Cinema Comentado Cine Clube na sala 44 do SESC, Rua Viúva Francisco Ribeiro, 199, às 19 horas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Inscrições abertas para o Psiu Poético

Por Loris




Cinepoesia A Invenção dos Geraes, este é o tema do 23º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético que está com inscrições abertas.
Os interessados podem inscrever até três poemas. Também poderão se inscrever artistas interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, filmes, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de Agosto, no site do Psiu Poético, pelo correio para o endereço:

Biblioteca Pública Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho"
Centro de Educação e Cultura "Dr. Hermes de Paula"
Praça Dr. Chaves, 32 - Centro
Montes Claros/MG
CEP: 39.400-005

Ou também podem ser entregues pessoalmente no endereço acima.Para saber mais sobre como participar do 23º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, baixe aqui o regulamento. E para mais informações entre em contato através dos e-mails
psiupoetico@gmail.com ou aroldopereirapoeta@yahoo.com.br e pelos telefones (0xx38) 3229-3457/3229-3458.

sábado, 18 de julho de 2009

Ainda é dia de Rock!


Hoje, alguns dias após o dia mundial do rock, ainda tem gente comemorando a data. Em Natal a comemoração, fica por conta do DoSol que realiza neste domingo a sua homenagem.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lançamento do Fora do Eixo Goiás

Por Bernardo Dufrei


Assim como aconteceu em Minas Gerais, com o FEM (Fora do Eixo Minas), outros estados brasileiros começam a se organizar para lutar por melhores condições para a cultura.

Acontece nesse sábado dia 18 de julho, no Martin Cererê, em Goiânia, o lançamento do Fora do Eixo Goiás. Conversando com João Lucas, da Fósforo Cultural ele nos conta que "...desde os primeiros contatos nosso como o Circuito Fora do Eixo a gente já pensava nessa articulação estadual. Com o tempo aparecem parceiros e pessoas que trabalham e visualizam o mercado de hoje da mesma forma... "

Participam do lançamento os coletivos: Fósforo Cultural, Goiaba Roque Clube, Coletivo Pequi, IGC, Mundano Produções, Reator e a Monstro Discos.

Quando perguntado sobre o início dos trabalhos e contato do FEG com o poder público, João Lucas diz que “ainda estamos no começo, conhecendo mais bandas do interior, estimulando formações de novos coletivos, querendo promover a circulação e troca de informações. Após o lançamento oficial acho que pensaremos mais em como chegar a esse diálogo com o poder público, Inhumas e Goiânia já conseguem ter projetos aprovados e isso já é um bom passo pra projetos futuros“.

As Bandas convidadas para tocar no evento são de Goiânia, Pirenópolis, Piracanjuba, Hidrolândia, Anápolis, Inhumas e do DF, além de uma banda de Cuiabá (MT), mostrando a preocupação do FEG em colocar as bandas para circular.lançamento do Fora do Eixo Goiás.


Saiba mais no sobre o Fora do Eixo, Fora do Eixo Goiás e outras articulações regionais no Portal.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Festival Escambo divulga programação

Por Loris


O coletivo mineiro Fórceps divulgou ontem a programação completa do Festival Escambo de Experiências Culturais, que irá acontecer em Sabará nos próximos dias 23, 24, 25 e 26 de Julho.
O lançamento da terceira edição do Escambo será dia 23 de Julho no bar A Obra em Belo Horizonte e se estende até o domingo dia 26. Sendo o maior evento de música independente na região, o Escambo apresenta em sua programação 17 bandas, 8 oficinas, exibição de 24 curtas no CineBrasa e encontro do Fora do Eixo Minas com participação de representantes do poder público.
O festival é realizado pelo coletivo Fórceps, com o apoio da Prefeitura de Sabará, SIM – Sociedade Independente da Música, Circuito Fora do Eixo e Fora do Eixo Minas. Você também pode ouvir uma entrevista com Léo Santiago falando sobre o Escambo, na web rádio Retomada, aqui mesmo no blog. Confira abaixo a programação de shows:

Quinta - 23/07
Black Drawing Chalks (Goiânia-GO)
Dj´s Felipe (Coletivo Massa), Leth (Coletivo Megalozebu), Meio Desligado (Coletivo Fórceps) e Amps
Festa Fórceps + Festa Meio Desligado (Lançamento do Festival Escambo)
Local: Bar A Obra (BH)
Hr: 22h

Dia 24 (sexta-feira, a partir das 19h)
Macaco Bong (Cuiabá - MT)
Monno (BH - MG)
The Hell’s Kitchen Project (BH - MG)
Vandaluz (Patos de Minas - MG)
Marcelo Rocha e Kaisertrio (Gov. Valadares - MG)

Dia 25 (sábado, a partir das 18h)
Black Drawning Chalks (Goiânia - GO)
Transmissor (BH - MG)
4 (Sabará - MG)
Dead Lover´s Twisted Heart (BH - MG)
Visitantes (São Paulo - SP)
Dom Capaz (Uberlândia - MG)

Dia 26 (domingo, a partir das 17h)
Graveola e o Lixo Polifônico (BH - MG)
Black Sonora (BH - MG)
Julgamento (BH - MG)
Pequena Morte (BH - MG)
Fofoca Erudita (Sabará - MG)
Ophelia and the Tree (Uberlândia - MG)

*Todos os shows em Sabará (entre os dias 24 e 26) são gratuitos e acontecem na Praça Melo Viana, no centro histórico da cidade, em frente à Igreja do Rosário.
Além dos shows vai rolar muita coisa bacana. Para ver a programação completa, clique aqui.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Podcast Retomada na Rádio Fora do Eixo hoje

Por Loris

A Rádio Fora do Eixo é a melhor opção para quem está afim de ouvir boa música. Formada por podcasts e transmissões ao vivo, realizadas pelos pontos fora do eixo espalhados pelo país, a rádio sempre apresenta uma programação diversificada e interessante.
Hoje o podcast do Retomada, entra na programação da Rádio Fora do Eixo, que será transmitida direto de Cuiabá a partir das 19 horas.
Confira abaixo a programação desta semana:

Segunda-Feira (13/07/2009)
Espaço Cubo ao vivo - 20h
Podcast DoSol - 21h
Independência ou Marte ao vivo - 22h

Terça-Feira (14/07/2009)
Espaço Cubo ao vivo - 19h
Goiânia Rockstórias (Fósforo) - 19:30h
Podcast Retomada - 20h
Podcast Canoa Cultural - 21h

Quarta-Feira (15/07/2009)
Massa Coletiva ao vivo - 19h
Podcast Noize - 20h
Podcast Lumo (Reprise debate Observa e Toca Malakoff) - 21h

Quinta-Feira (16/07/2009)
Massa Coletiva ao vivo - 19h
Loaded-e-zine - 20h
Podcast Timbre Noise - 21h

Sexta-Feira (17/07/2009)
Lumo Coletivo ao vivo - 19h
Onda Anomala (Macondo) - 20h
Reator - 21h

Sábado (18/07/2009)
Observa e Toca Malakoff - 16h
Transmissões Especiais

Domingo (19/07/2009)
Transmissões Especiais - 20h

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Por Loris


Com o objetivo de abrir espaço na programação das rádios públicas brasileiras para a nova produção musical do país, e revelar talentos que não encontram espaços nas emissoras comerciais, a ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) irá realizar o I Festival Nacional de Música da ARPUB.
A diferença deste festival de gravações é que além dos prêmios em dinheiro, as músicas selecionadas também serão veiculadas na programação das emissoras, fazendo com que o ouvinte tenha acesso ao que está sendo produzido em seu estado e em todo o país. O festival conta com a participação de emissoras públicas de doze estados. Em Minas Gerais, as inscrições para a etapa Rádio Inconfidência podem ser feitas até o dia 15 de Julho.
Para mais informações, clique aqui.

domingo, 12 de julho de 2009

Pauta Funarte de Música prorroga inscrições

Por Loris


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) prorrogou o prazo de inscrições do projeto Pauta Funarte de Música 2009. O projeto irá selecionar artistas para a programação musical das salas Sidney Miller (Rio de Janeiro), Guiomar Novaes (São Paulo), Cássia Eller (Brasília) e da Funarte MG (Belo Horizonte). Cada espaço receberá dezesseis apresentações, entre Setembro e Outubro.
A programação das salas estará dividida nas categorias "Câmara de Música", voltada para trabalhos eruditos; "Instrumental Brasil", dedicada a composições populares instrumentais; e "Letra e Música", destinada às canções populares.
Podem participar do processo seletivo cantores, instrumentistas ou grupos musicais que desenvolvam trabalhos nas categorias citadas. Cada proponente selecionado receberá por sua apresentação o valor bruto de R$ 3 mil, além de 90% da arrecadação da bilheteria. Os interessados podem enviar seus projetos até o dia 08 de Agosto.
Para ter acesso aos editais e fichas de inscrição, clique aqui.

sábado, 11 de julho de 2009

O que é a música?

Por Nina





O que a música é para você? A Eletrocooperativa, em parceria com o Itaú Cultural, mobilizou um projeto onde você pode ganhar dinheiro expressando o seu amor pela primeira arte. Com o fácil acesso a música pela tecnologia, a indústria fonográfica corre alguns riscos quanto a sua própria sustentabilidade, mas nem por isso, deixa de ser essencial e perder a sua importância. Muitas vezes, refém de seus próprios padrões, a indústria da música perde uma parte do seu sentindo ao virar mais um objeto comercial do que uma arte em si. Até onde a liberdade criativa musical afeta a sua qualidade? O desenvolvimento e o conhecimento nem sempre favorece a harmonia de sons, palavras e melodias que, não há quem discorde, é difícil viver sem. O que te faz sentir, pensar, afinal, não há manifestação sociocultural como a música. A partir de vídeos, imagens, fotos, podcasts, cartazes e tudo que sua criatividade permitir, reflita sobre a importância da música na sua existência e como a música nos auxilia e motiva a viver, e ainda concorra a prêmios de R$ 300,00. As criações podem ser enviadas até o dia 31 de Julho.
Você encontra mais informações no site e no regulamento.

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Já esta no ar o Podcast Retomada #2

8ª Mostra de Teatro de Montes Claros

Por Loris

Quem gosta de Teatro, já pode programar na agenda. Começou hoje a 8ª Mostra de Teatro de Montes Claros, que é realizada pela ARTED - Associação dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão e vai movimentar as próximas semanas na cidade com uma programação intensa.

Até o dia 02 de Agosto, serão realizados no Centro Cultural doze espetáculos e também cenas curtas (com duração máxima de 30 minutos) que serão apresentados em espaços alternativos.

Confira a programação:


10 e 11/07
Escuta aqui, seu ladrão! (Grande Palco)

Comédia

19h e 21h
Centro Cultural

11 e 12/07
Mentiras atrás dos panos (Olho de gato)

Teatro épico

sab.19h/dom.18:30h
Casa do Tambor


12 e 13/07
Ploc, a borboleta mais linda que eu já vi! (Fica Vivo)

Infantil

Dom.10h e 18h/Seg. 18h e 20h
Centro Cultural


14 e 15/07
A rifa da égua morta (Oficinato)

Comédia

19h e 21h
Centro Cultural

16 e 17/07
O ator-mentado (Grande Palco)

Comédia
19h e 21h

Centro Cultural

18/07
Vida sem cor (Face a Face - Bocaiúva)

Drama

21h
Sala Geraldo Freire

18 e 19/07
Valsa nº 6 (Artecena)

Drama

19h e 21h
Centro Cultural

20 e 21/07
Descanse em paz meu amor (Kataplasmas)

Drama

19h e 21h
Centro Cultural

22 e 23/07
Dois Perdidos numa noite suja (Arte cênicas produções)

Drama

19h e 21h
Centro Cultural

24 e 25/07
Vida Privada (Artecena)

Comédia

19h e 21h
Centro Cultural

26 e 27/07
O testamento da segurança (Ânimo)

Comédia

19h e 21h
Centro Cultural

28 e 29/07
A procissão dos elefantes (Caminhos)

Comédia

19h e 21h

Centro Cultural


30 e 31/07

Num gabinete (Kutuca o Tatú)

Comédia

19h e 21h

Centro Cultural


01 e 02/08

Os Saltimbancos (Arte em cena - Januária)

Infantil
sab.18h e 20h/dom.10h e 18h

Centro Cultural


01 e 02/08

O rapto das cebolinhas (Revelart')

Infantil

sab.18h e 20h/dom.16h e 18h

Sala Geraldo Freire




AARTED - Associação dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão

Inf.: 38 3229.3456 /8801.6446 /9182.1191

Inscrições abertas para o III BH Indie Music


BH Indie Music está com edital aberto, para os interessados em se inscrever para o III BH Indie Music. O projeto será realizado entre os dias 07 de Setembro e 18 de Outubro e podem participar artistas independentes nacionais e internacionais (sem curadoria do festival). Para mais informações, clique aqui.